Conferência apontará caminhos para a Educação em Itabuna

Debates pela educação de qualidade
Ascom

Numa solenidade marcada por manifestações artísticas, cívicas e, sobretudo, por discursos em defesa de uma educação de melhor qualidade social, teve início na noite de quarta-feira e prosseguiu durante todo esta quinta-feira, a II Conferência Municipal de Educação (COMED) de Itabuna, preparatória para a II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014). A abertura oficial da COMED reuniu no auditório da FTC autoridades, delegados conferencistas e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, principalmente estudantes e trabalhadores da Educação.

Antecedendo a abertura oficial, houve apresentação de coreografia dos alunos com necessidades educacionais especiais e declamação de poesias com o ator Ramon Vane, seguido do seu pronunciamento de abertura feito pela secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento. Dinalva Melo considerou a II COMED um marco histórico na construção e para a consolidação das políticas públicas educacionais no município. Lembrando a dedicação com a qual os organizadores preparam a Conferência, a secretária afirmou que a razão de tal desvelo é algo que vai além de convicções pessoais, ou seja, “são pessoas que acreditam na Educação como alicerce de toda e qualquer sociedade”.

Fazendo referência à história da educação brasileira, Dinalva Melo ressaltou que desde a década de 1970 já se falava da construção de um Sistema Nacional de Ensino, porém, muito pouco se avançou neste sentido. “Agora, é imprescindível debatermos, sugerirmos e construirmos um Sistema para além da esfera federativa e do estado. Portanto, é preciso que o Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional, assegure a sociedade brasileira um Sistema unitário sem diferenças entre o Sul e o Norte e, principalmente, que garanta um maior financiamento para o setor”, destacou.

A secretária disse ainda que para o governo municipal a II COMED é algo muito singular, não só por possibilitar o debate democrático de ideias, mas principalmente por validar as proposições dos atores sociais, particularmente daqueles que fazem acontecer a Educação. “Tais percepções e propostas nos ajudaram a planejar estrategicamente a Educação Grapiúna levando em conta este olhar coletivo e plural da sociedade itabunense”, elucidou Dinalva.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Itabuna, Maria Lúcia Bittar Tourinho Santos, que também coordenou a organização e a realização da COMED, agradeceu ao diversos parceiros e os membros das subcomissões que há mais de dois meses vinham trabalhando na preparação do evento. Ela lembrou aos delegados representantes dos diversos segmentos sociais que a Conferência é o foro apropriado para discussão da pluralidade de pensamentos com o objetivo único de escrever e construir os rumos de uma nova história para uma educação de qualidade.

Também presentes na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aldenis Meira, e o presidente da Comissão de Educação do Legislativo, vereador César Brandão, enfatizaram a importância da COMED para a melhoria do setor educacional do município. A solenidade contou ainda com a participação da presidente do Simpi, Normaguinolândia Guimarães, da diretora da API/APLB Sindicato, Maria Aldenora Silva; do pró-reitor da Uesc, Evandro Sena Freire; da diretora da Direc-7, Rita Dantas; da presidente da Undime Sul da Bahia, Rita Cavalcanti e do diretor da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo.